O Parque Estadual do Turvo é um santuário ecológico que fica a 490 Km de Porto Alegre, na divisa com a Argentina e Santa Catarina.
Abriga inúmeras espécies de aves como o pica-pau-rei, alem de espécies ameaçadas de extinção como a onça pintada, a anta, o puma e o cateto.
Seu principal atrativo é o Salto Yucumã, apelidado de "grande roncador", que possui a maior queda Longitudinal do Mundo, com 1.800m de extensão e profundidade média de 110m.
É considerada uma das Sete Maravilhas do Estado.
Além da cascata do Salto do Yucumã, o parque ainda oferce dois hectares de área de lazer, com locais apropriados para banho, quiosques com churrasqueiras, mesas, bancos, pias e sanitários.
Não se esqueça de levar sua alimentação e bebidas, uma vez que não há restaurantes nem lanchonetes dentro do parque.
A melhor época para visitá-lo é no período da seca de novembro a março/abril, já que nos outros meses chuvosos, as quedas d"águas estão cobertas devido às cheias.
O Parque fica fechado na segunda e terça-feira, abrindo de quarta a domingo, das 8:00 horas às 17:00 horas (entrada permitida até as 15 horas).
Portaria do Parque Estadual do Turvo: Tel. (55) 3616.3024
(fonte: SecTur RS)
Como chegar
O Parque Estadual do Turvo situa-se no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, junto ao rio Uruguai, fazendo divisa com o Estado de Santa Catarina e a província argentina de Misiones.
COMO CHEGAR:
saindo de Porto Alegre:
BR116 até BR386 para Nova Santa Rita
BR386 até BR472 para Taquaruçu do Sul
BR472 até RS330 em Tenente Portela
RS330 até Derrubadas
De Derrubadas até a portaria do Parque são mais 4 km.
Da portaria até o Salto do Yucumã são mais 15 km.